Saltar para o conteúdo

Página:Memórias de um Negro (1940).pdf/26

Wikisource, a biblioteca livre
18
BOOKER T. WASHINGTON

tempo, muitos dos mais velhos tornaram ás antigas moradas e fizeram uma especie de contracto com os senhores, que os conservaram.

Minha mãe tinha um dono e o marido tinha outro. Esse marido, padrasto de João e meu, raro se mostrava na fazenda — apparecia uma vez por anno, creio eu, nas proximidades do Natal. Fugira na guerra civil, acompanhara o exercito federal, que o arrastara a Kanawha Valley, no Estado novo da Virginia Occidental, para onde minha mãe foi tambem, depois da abolição.

Atravessar nesse tempo as montanhas da Virginia e chegar á Virginia Occidental era empresa difficil. Puzeram numa carroça alguma roupa e os trastes que possuiamos, mas as crianças fizeram a pé grande parte da viagem, centenas de leguas.

Nunca nos tinhamos afastado muito da fazenda — e, partindo para aquella aventura, despedimo-nos com tristeza dos nossos companheiros e dos velhos amos. Desde então ficámos em correspondencia com as pessoas mais idosas da familia dos brancos, e quando estas desappareceram, continuámos as nossas relações com as mais novas.

A viagem durou muitas semanas e quasi sempre dormimos ao relento, junto ao fogo que nos servia para preparar a comida. Certa noite descançámos numa cabana deserta. Minha mãe accendeu