Saltar para o conteúdo

Página:Memórias de um Negro (1940).pdf/45

Wikisource, a biblioteca livre
MEMORIAS DE UM NEGRO
37

quei ali varios dias. Pago o alimento, não sobrava muito para a somma necessaria á viagem. Desejando chegar logo ao meu destino, economizei quanto pude. E continuei a dormir na calçada.

Muitos annos mais tarde, os negros de Richmond offereceram-me uma demonstração de amizade. Essa manifestação, em que tomaram parte umas duas mil pessoas, realizou-se perto do lugar onde me alojei — e, devo confessal-o, o meu pensamento fugia da cerimonia cordial, dirigia-se á calçada que me havia abrigado a miseria.

Feitas as economias indispensaveis, agradeci ao capitão do navio e puz-me de novo a caminho. Cheguei a Hampton com alguns nickeis no bolso para começar a minha educação. A viagem longa tinha sido penosa, mas a grande casa de tres andares compensou o que eu havia padecido para vel-a. Se as pessoas que deram dinheiro para levantar aquelle edificio soubessem a impressão que elle produziu em milhares de rapazes como eu, certamente se animariam a recomeçar a sua liberalidade. Era o predio mais bello e mais alto que eu tinha visto. Maravilhei-me olhando-o, senti que uma nova existencia ia abrir-se para mim, que a minha vida ia transformar-se completamente. Resolvi não me deter diante de nenhum obstaculo.