Página:Memórias de um Negro (1940).pdf/57

Wikisource, a biblioteca livre
MEMORIAS DE UM NEGRO
49

guardou-o. Devo confessar que experimentei um choque tremendo. Isto, porém, não me desalentou. Olhando para traz na minha vida, não me lembro de, em trabalho que eu tenha decidido realizar, a coragem me haver faltado. Sempre tomei uma resolução com a idéa de que me sahiria bem e nunca supportei os individuos, muito numerosos, que nos annunciam com boas razões o naufragio dos nossos planos. As pessoas que me inspiram respeito são as que nos indicam o meio de triumphar.

No fim da semana apresentei-me ao thesoureiro do instituto de Hampton e expuz francamente a minha situação. Tive a alegria de saber que poderia continuar os estudos: concediam-me credito e não marcavam prazo para a realização do pagamento.

Retomei, no segundo anno, as minhas funcções de criado. A instrucção obtida em livros é apenas uma parte insignificante do que Hampton me deu. O que me impressionava fortemente era o desinteresse dos professores, aquella extranha abnegação que eu mal podia comprehender. Parecia que elles só pensavam nos outros. Não tardei em perceber que os homens felizes são os que semeam beneficios. Esforcei-me por não esquecer esta verdade.

Considero vantajoso para mim ter-me familiarizado com os animais e haver-me interessado pela