avicultura. Tinhamos aves das melhores variedades. O estudante que se habitua a crial-as não se contenta com variedades mediocres.
No segundo anno comecei a estudar a Biblia seriamente, graças a miss Nathalia Lord, professora de Portland. Foi ella que me ensinou a admirar e amar essa leitura, pelo que ahi se contém de edificação e pelo valor literario. Confesso que nunca havia percebido nada disso. As licções que recebi ficaram profundamente gravadas, e ainda hoje, por muito occupado que esteja, nunca deixo de ler um pedaço da Biblia todos os dias, antes do trabalho.
Se tenho alguma aptidão como orador, devo igualmente parte della a miss Lord. Notando em mim disposições para a tribuna, instruiu-me sobre a maneira de respirar, a intonação, a articulação. Falar por falar nunca me tentou. Para dizer a verdade, acho inutil e vão discutir em publico um assumpto abstracto. Desde a minha infancia desejei fazer alguma coisa pela humanidade — e falar ao mundo a respeito disso. As discussões oratorias que tinhamos em Hampton eram para mim uma fonte de prazer intellectual. Realizavam-se no sabbado á tarde. Assisti a todas, e até organizei uma dessas reuniões. Entre a ceia e o estudo nocturno perdiamos regularmente vinte minutos em conversas futeis. Resolvemos então uti-