Saltar para o conteúdo

Página:Memórias de um Negro (1940).pdf/59

Wikisource, a biblioteca livre
MEMORIAS DE UM NEGRO
51

lizar esse tempo em discussões — e acho que a applicação desses vinte minutos de folga muito proveito nos deu.

No fim do anno, graças ao dinheiro remettido por minha mãe e por meu irmão e á generosa offerta que me fez um mestre, pude passar as ferias em Malden. Ahi chegando, soube que as usinas de sal não funccionavam e a exploração da mina cessara, por causa da greve dos mineiros.

Minha mãe e os outros membros da familia ficaram encantados com o progreso que eu havia conseguido naquelles dois annos de ausencia. A satisfação dos negros da cidade, especialmente dos mais velhos, tocava-me o coração. Fui obrigado a visital-os, sentar-me com elles á mesa e em toda a parte fazer um relatorio da minha vida em Hampton. Alem disso tive necessidade de falar na igreja, diante das crianças da escola dominical, e em outros lugares. O que mais desejava, porém, trabalho, não me appareceu, por causa da greve. Passei quasi um mez procurando um emprego que desse para as despesas da volta e para os primeiros gastos da reinstallação.

Nessa busca permanente, afastei-me um dia de casa. Como de ordinario, nada consegui. Voltei á noite, fatigado em excesso, e a um quarto de legua da cidade não me foi possivel dar mais um passo: recolhi-me, para descançar, numa casa em