antes do fim das ferias arranjou-me emprego. Ganhei algum dinheiro na mina de carvão.
Um instante perguntei a mim mesmo se não seria preciso renunciar á idéa de tornar a Hampton. Livrei-me dessas duvidas: não abandonaria sem lucta um projecto que me enchia a vida. Necessitava roupas de inverno; contentei-me com algumas peças que meu irmão adquiriu. Em falta de outras coisas, havia pelo menos o indispensavel para a viagem, e isto me encantava. Chegando a Hampton, ficaria tranquillo: tornar-me-ia necessario no serviço e atravessaria sem difficuldade novo anno de estudo.
De repente uma agradavel surpresa me chegou, uma carta em que miss Mary F. Mackie exigia a minha presença na escola quinze dias antes da abertura das aulas, afim de occupar-me da limpeza e dos arranjos necessarios. Isso me encheu as medidas: ia conseguir um credito nos livros do thesoureiro. Parti immediatamente para Hampton.
E ahi chegando, tive longamente diante dos olhos um exemplo que nunca esquecerei. Miss Mackie pertencia a uma das mais antigas e mais distinctas familias do Norte. Apesar disso trabalhou duas semanas junto de mim, limpando janellas, esfregando moveis, arrumando camas. Queria que todas as vidraças estivessem immaculadas —