toda a parte, eu acostumava os meus alumnos a pentear os cabellos, tratar da roupa, lavar a cara e as mãos. Inculcava-lhes sobretudo a necessidade do banho e da escova de dentes. Durante a minha carreira de ensino convenci-me de que a escova de dentes é um dos mais poderosos agentes de civilização.
Havia numerosos adultos que, apesar dos trabalhos diarios, ardiam por instruir-se. Por isso tornaram-se necessarias as classes nocturnas, que logo foram tão frequentadas como as outras. Era realmente admiravel o esforço dessas criaturas, algumas de mais de cincoenta annos.
Occupava-me activamente com essas classes. Alem disso fundei um salão de leitura, uma sociedade para debates oratorios e duas escolas dominicaes. Dava tambem licções particulares a varios rapazes que se destinavam a Hampton. Não me preoccupava com remuneração, e se podia, auxiliava os mais necessitados que eu. É verdade que o orçamento municipal me concedia uma pequena somma.
Esfalfando-se nas minas para manter a familia, meu irmão tinha-se conservado ignorante. Eu desejava preparal-o e arranjar dinheiro que lhe permittisse a manutenção na escola. Consegui o que esperava. Meu irmão esteve tres annos em Hampton, fez o seu curso e actualmente é dire-