Página:Memórias de um Negro (1940).pdf/69

Wikisource, a biblioteca livre
MEMORIAS DE UM NEGRO
61

bava por ceder. Quando eu era menino e desejava com desespero estudar, atormentava-me o receio de que, satisfeita a minha ambição, um desses chamados me apparecesse. Nunca me veio nenhum, não sei porque.

O numero de prégadores, alguns instruidos e muitos ignorantes, era, portanto, elevado. Conheci uma igreja onde havia para duzentas ovelhas dezoito pastores. Como quer que seja, o nivel intellectual do pastor subiu em numerosas communidades do Sul. E dentro de alguns annos os elementos maus estarão consideravelmente reduzidos. Á medida que os negros se foram incorporando na industria, os chamados se tornaram menos frequentes. Quanto ao pessoal do ensino o progresso é ainda mais notavel.

Como crianças dependentes dos paes, os nossos homens tudo esperavam do governo. Natural. Durante mais de dois seculos o paiz se havia enriquecido pelo trabalho do escravo. Não sei porque o governo federal, vendo o sacrificio que faziam os Estados, não tomou, logo depois da libertação, as medidas necessarias para facultar aos negros meios que lhes permittissem cumprir os seus deveres civicos. Emfim não custa censurar. Talvez os governantes daquella epocha fertil em difficuldades não tenham podido fazer o que era preciso. Comtudo, recordando essa primeira phase da nossa