Saltar para o conteúdo

Página:Memórias de um Negro (1940).pdf/70

Wikisource, a biblioteca livre
62
BOOKER T. WASHINGTON

liberdade, lamento não se ter exigido para o exercicio do voto um certo grau de instrucção, uma certa quantidade de riqueza, ou as duas coisas juntas, condições que seriam impostas honestamente e imparcialmente ás duas raças.

Apesar de novo nesse tempo, eu via muita coisa errada, que não podia durar. Fazia-se com os negros uma politica artificial, baseada em principios falsos. Da ignorancia delles aproveitavam-se os brancos para galgar postos elevados. E havia nos Estados do Norte um partido que, por vingança, forçava os negros a acceitar lugares em que elles se julgavam superiores aos brancos do Sul. Quem aguentaria as consequencias disso? O preto, evidentemente. Por outro lado a agitação politica cegava os homens de côr, desviava-os do que tinha importancia para elles: a aprendizagem dum officio e a acquisição da propriedade.

Nesse momento veio-me a tentação de lançar-me na vida publica, mas livrei-me disso ao pensar que me seria possivel realizar tarefa mais util preparando, pela educação intellectual, moral e profissional, uma raça forte. Vi negros funccionarios civis e negros legisladores que não sabiam ler e tinham moralidade e intelligencia bem deficientes. Andando ha tempo numa cidade do Sul, notei que alguns retelhadores no trabalho se dirigiam a um