Página:Memórias de um Negro (1940).pdf/73

Wikisource, a biblioteca livre
MEMORIAS DE UM NEGRO
65

que era muito importante para a formação do caracter. Pareceu-me que os rapazes de Washington não eram muito solidos nem muito independentes e se preoccupavam demais com as apparencias. No fim dos estudos estavam intimos do latim e do grego, mas desconheciam as verdadeiras exigencias da vida que iam encontrar mais tarde lá fóra. Depois de alguns annos de conforto, difficilmente voltariam aos districtos ruraes do Sul, onde a vida não era doce. Preferiam empregar-se como garçons.

Quando morei em Washington, a cidade estava cheia de negros, muitos chegados do Sul. A idéa de que se tinha na capital uma vida facil determinara essa affluencia. Uns haviam conseguido lugares modestos na administração, outros, mais numerosos, esperavam nomeações do governo. Alguns negros, homens de valor, tinham assento na camara dos deputados e um delles, B. K. Bruce, estava no senado. Tudo isso contribuia para fazer de Washington um lugar encantador para os negros, que no districto da Colombia podiam invocar a protecção da lei. As escolas publicas de Washington eram melhores que as do resto do paiz.

Tive a intenção de fazer sobre o meu povo um estudo de costumes, que me pareceu interessante. Se havia uma quantidade razoavel de homens competentes e bons cidadãos, havia tambem grande