Saltar para o conteúdo

Página:Memórias de um Negro (1940).pdf/74

Wikisource, a biblioteca livre
66
BOOKER T. WASHINGTON

numero de individuos futeis e levianos que me inquietavam. Vi negrinhos que ganhavam quatro dollars por semana gastarem metade disto no domingo, rodando em carruagem na avenida de Pensylvania, bancando millionarios. Outros que recebiam ordenados de setenta a cem dollars estavam encalacrados no fim do mez. E alguns sahiam do congresso e pouco depois se achavam na miseria. Havia os que depositavam confiança no governo e pretendiam que se criassem cargos especialmente para elles. Nenhuma ambição alem disso.

Desejei muitas vezes ter o poder magico de transportar essa grande massa para o campo, ligal-a ao solo, base immutavel que não engana.

Em Washington conheci jovens lavadeiras que, havendo frequentado as escolas publicas durante seis ou oito annos, tinham a respeito de toilette exigencias absurdas. As necessidades augmentavam e os meios de satisfazel-as continuavam os mesmos. Seis ou oito annos de estudo haviam afastado do trabalho essas raparigas, que muitas vezes acabavam mal. Nada disso aconteceria se lhes tivessem dado na escola, juntamente com a cultura literaria, uma boa educação profissional.