Página:Memórias de um Negro (1940).pdf/96

Wikisource, a biblioteca livre
88
BOOKER T. WASHINGTON

vam da sua sciencia. Varios tinham ido ao latim, um ou dois ao grego, e com isto julgavam elevar-se.

Realmente nesse mez de viagem a que me referi uma das scenas mais dolorosas que presenciei foi esta: um rapaz coberto de farrapos immundos, sentado no quarto unico duma cabana de madeira, devorando a grammatica franceza. Tudo em roda era porcaria e o mato crescia no jardim.

Esses primeiros estudantes decoravam afincadamente regras complicadas de grammatica e mathematica, mas ignoravam a arte de applicar as noções adquiridas ás necessidades da vida real. Gostavam de me dizer que eram fortes em arithmetica e em contabilidade, mas logo percebi que nem elles nem os seus vizinhos tinham tido contas num banco.

Inscrevendo os nomes dos alumnos, percebi que todos, sem excepção, intercalavam uma inicial entre o nome e o sobrenome. Jayme Johns passava a Jayme J. Johns. Informei-me a respeito da significação dessa letra, e responderam-me que ella constituia o titulo da pessoa.

Quasi todos os estudantes desejavam tornar-se professores, Fóra isso, eram criaturas cheias de boa vontade, sempre dispostas a cumprir os seus deveres. Eu queria dar-lhes uma instrucção solida e simples. Logo percebi que nada sabiam das scien-