Página:Memórias de um Negro (1940).pdf/97

Wikisource, a biblioteca livre
MEMORIAS DE UM NEGRO
89

cias que affirmavam ter estudado. Tambem notei que as raparigas achavam perfeitamente no mappa a capital da China e o Sahara, mas eram incapazes de achar as facas e os garfos, a carne e o pão na mesa. Era-me necessario um pouco de coragem para dizer a um sujeito vaidoso de raiz cubica e contabilidade que elle devia aprender taboada de multiplicação.

O numero de alumnos cresceu e ao cabo dum mez chegou a cincoenta. Na entrada quasi todos annunciavam que ficariam dois ou tres mezes: esperavam escorregar nas classes adiantadas e concluir os estudos rapidamente.

No fim de mez e meio de trabalho, appareceu-me uma collega, mulher de intelligencia rara, miss Olivia A. Davidson, com quem mais tarde me casei. Miss Davidson tinha nascido no Ohio e estudado numa escola publica. Muito nova, sabendo que havia falta de professores no Sul, dirigira-se ao Estado do Mississipi e mais tarde a Memphis, no Tennessee, onde se dedicara ao ensino. Um dos seus alumnos fôra atacado de variola e toda a gente fugira com medo. Então miss Davidson fechara a escola, installara-se junto da criança até a cura completa. Em seguida a febre amarella rebentara em Memphis, a epidemia mais terrivel que já houve no Sul. Apesar de nunca ter tido semelhante doen-