Página:Memoria justificativa do desembargador da relação da Bahia (hoje do Porto) João Carlos Leitão.pdf/16

Wikisource, a biblioteca livre
( 8 )

pois de reflectido conselho, mandou aproar á Villa da Victoria, menos por levar rendido o mastro de ré, e falta d'agua, que por saber em tão extraordinario acontecimento a Vontade do Soberano: entretanto ambos os fundamentos servírão a desculpar a arribada; foi approvado o alvitre, e tudo lhe desfechou em bem, como era de razão.

all Depois de andarinos barra a dentro a distancia de tres milhas, fomos surgir contra a Villa; e, passados os dias do interdicto, que o Governador por timidez, ou rapozia julgou necessario em tal crise, todos os passageiros mais sofregos, que prudentes saltárão em terra a matar fastios, e dezejos. Eu porém doido da quarentena, que passei sem estar tocado da febre revolucionaria (o que parecia inculcar semelhante cautela) conservei-me a bordo, achando mais util continuar a instruir-me com os bons livros de Madama Sophia [1] do que hir mesurar á Sala do Governo, arruar ocioso a pequena Villa, que nada promettia digno de nota, e aturar importunas, e linguareiras visitas. Achava se á Carga naquelle Porto huma Escuna da Ilha Terceira, cujo Capitão meu conhecido em outros melhores tempos logo me veio offerecer seus officios, que acceitei com prazer, e sobresalto.

Que alegria não pode ser tamanha
Que vêr gente visinha em terra estranha.

Camões.

Passei-me a esta Embarcação, por ter a Camara clara, e desempachada, onde cómmodamente podia lêr, e escrever, o que não me era praticavel na outra, além de mais vantagens. Não deu pouco que entender aos da terra este meu nautico retiro, cuja singularidade indicava alguma razão extraordinaria; e taes houve, a quem a curiosidade apertou

  1.