Página:Memoria justificativa do desembargador da relação da Bahia (hoje do Porto) João Carlos Leitão.pdf/32

Wikisource, a biblioteca livre
( 24 )


    sua grandeza, e voracidade, que engole hum boi inteiro á excepção da cabeça, que por causa das hasteas deixa fóra; e assim se conserva immovel, e engasgada, até que ella apodreça, e caia.
    He facto, de que hoje ninguem duvída no Brazil. Contarei da luta que o precede, tal qual a houve de alguns Habitantes desses lugares, que por vezes a testemunhárão. Vive este feroz amphibio nos remansos dos Rios, e principalmente onde ha certas plantas aquaticas, a que ali chamão == Golfos == que elevão, e estendem fóra d'agua grande folhagem, e, quando o boi se aproxima a beber, enlaça elle então a ponta da cauda em alguma raiz d'arvore, e o accomette, e fila pelo focinho. Salta atraz o boi ferido. e foge recuando, e a Sucuriú se deixa ir indo em toda a extensão do corpo, e ainda quanto lhe dá a grande elasticidade da sua pelle até esticar, e então entra de encolher-se, e de o puxar para junto d'agua; e neste porfioso andar cá e lá, prostra-se o boi esbofado; e ella soltando a cauda o enrosca com tão valentes aperturas, que de todo o suffoca, e mata, e molhando-o de certa babugem o engole pelo modo já referido. Vi algumas pelles deste horrendissimo animal, que tinhão mais de cincoenta palmos de comprimento. Apparece igualmente nos outros Rios centraes. He tambem digno de memorar-se o Corrente, que com as aguas dos Rios das Egoas, Arrojado, e Formoso se precipita no de S. Francisco, nascendo com os sobrenomeados nos Geraes desertos.
    Admitte pequena navegação; tem algumas Engenhocas d'assucar, e cria excellentes madeiras para construcção de casas, e muito salitre. He medonho e triste, pouco piscoso, e muito incómmodo aos seus moradores pela immensidade de mosquitos, e outros nocivos insectos: corre de poente a nascente na extensão de oitenta legoas, e abalisa o Ter-