Página:Memoria sobre a historia e administração do municipio de Setubal.djvu/13

Wikisource, a biblioteca livre
I
Antiga e nova Cetóbriga

António Feliciano de Castilho, que bem se pode chamar o Frei Luís de Sousa moderno, escreveu a respeito de Setúbal estas imortais palavras naquela maviosa linguagem que o tornou o maior e mais doce prosador de nossos dias:

«Quem sabe quantos outros (poetas) iguais ou maiores não poderá ainda criar um torrão, pela amenidade, pelo céu, e pelas circunvizinhanças tão inspirativo: com a Arrábida religiosa a um lado, vestida dos seus rosmaninhos e alecrins; e Palmela a devanear do seu castelo proezas guerreiras doutras idades; doutro lado Troia, a romana antiga, que para ali se jaz; e o Oceano, a meditação imensa; torrão das laranjeiras noivas, como a Itália; e por baixo tesoiro de jaspes e mármores, resguardados para estátuas de seus filhos. Solo providencialmente prendado de tudo, e donde, ainda há dois dias, um insigne poeta dinamarquês, o nosso amigo Andersen, estanciando aí depois de percorrida a Europa, me escrevia que tinha encontrado ao cabo o Paraíso Terreal.»[1]

Castilho não fora realmente exagerado no formosíssimo bosquejo que

  1. Cartas do Exmo. Senhor António Feliciano de Castilho e da Câmara Municipal de Setúbal a respeito do monumento a Bocage. Setúbal, 1867.