Página:Mister Slang e o Brasil.pdf/32

Wikisource, a biblioteca livre
— 30 —

pondente é só ir ao Thesouro e apresental-o. Mas desde que o governo se acanalha e se recusa a pagar os vales emittidos, elles passam á categoria de letras que o acceitante se recusa a pagar. Si o facto se désse com um particular, o remedio seria simples: execução e penhora. Mas como o caloteiro é grosso, o portador do vale não tem outro remedio sinão procurar desconto na praça. E surge o cambio.

— Estou comprehendendo, Mr. Slang. O cambio, o cambista, o homem que desconta os vales do governo impontual só apparece quando o emissor do vale foge ao seu pagamento...

— Isso mesmo. Mas esse particular, que desconta os vales do governo, está claro que o faz para ganhar dinheiro, e nunca os paga pelo valor nominal. Paga o que no momento lhe convém pagar, 10, 30, 50 ou 60 °|° do valor nominal, conforme a taxa de cambio, isto é, conforme todos quantos fazem esse negocio de desconto acham que nesse momento devem pagar.

— Quer dizer que cambio, isto é, desconto de vales do governo por particulares, só existe quando o governo não paga fielmente os vales que emitte.

— Clarissimo! Desde que o emissor dos