Página:Mulheres illustres do Brazil (1899).pdf/38

Wikisource, a biblioteca livre

cido Arcebispo Esberard. Hoje, as devotas modernas, de accordo com à civilisação, vestem os seus melhores trajos para irem visitar os templos onde oram sem hypocrisia nem vaidade indo alli como a um logar de cerimonia, dando com o encanto do trajo a idéa de um espirito educado, que vae pedir bafejos de graças entre as espiraes do fume do incenso, compenetrandose de que a oração é a conta corrente entre Deus e a creatura, cujos juros são inapreciaveis.

Os conventos tiveram a sua época, o seu fim util, caritativo, civilisador, christão, quando no auge da dissolução S. Bento surgiu d’uma gruta dos Apeninos no intuito de converter o preguiçoso em um amante da actividade e o devasso em um levita da abnegação.

Logo que se concluio o edificio, já se contavam varias senhoras na milicia sagrada que professavam com Cecilia Barbalho e suas filhas as regras de Santa Clara, autorisadas por uma Bulla papal. Nos nossos dias, depois que separou-se a «Egreja do Estado», continuam as profissões, interronipidas d’antes.

Agora, pela reforma por que está passando o predio, esle está mais alegre, por tanto menos tetrico pelo tom de tristeza que lhe dava o pó do tempo[1].

  1. Não posso privar à minha leitora de ticar ao facto de um episodio que deu-se comigo ácerca do convento da