Página:Noções elementares de archeologia.djvu/121

Wikisource, a biblioteca livre
NOÇÕES ELEMENTARES DE ARCHEOLOGIA
87

pés por 30, com uma grande camara de 12 pés, o que lhe dava 32 pés por todo o comprimento do norte ao sul; o pavimento era formado de mosaico muito notavel, porque um dos desenhos representava o rapto de Ganymedes.

No meio do aposento, e ao centro da maior composição circular de mosaico, via-se uma cisterna de pedra branca e de 4 pés de diametro, no fundo da qual existia um orificio com tubo de chumbo.

Esla sala e o aposento immediato eram aquecidos por um hypocausto, cujo forno se abria pela parte exterior da casa na base da parede.

O n.º 19 era um atriolum, ou pequeno pateo ornado de columnas. Os aposentos do pateo do norte e do sul (21, 22, 23, 24, 25), eram em geral ornados de pinturas, e com o chão de mosaicos.

No n.º 22 encontrou-se um fogão de 31 pollegadas de boca, e 17 pollegadas de fundo; tijolos ligados com ferro ao fogão formavam-lhe as paredes lateraes. Outro fogão similhante foi achado no quarto n.º 23.

Os aposentos menos importantes occupavam o lado sul até o n.º 35. Aquelles que se lhe seguiam haviam feito parte de um banho.

Depois da sala das estufas, vinha a que era destinada para o banho frio (n.º 40), que tinha 35 pés por 30. O chão estava menos mal conservado e compunha-se de pedras brancas e pretas de 6 pollegadas em todos os sentidos, dispostas em xadrez.

O sitio do banho achava-se pouco mais ou menos no meio do aposento. Era um reservatorio com aproximadamente 18 pés de leste ao oeste, de 3 pés e 2 pollegadas de profundidade. Descia-se por tres degraus do lado de leste, do oeste e do norte.

A bella sala (n.º 41), situada a leste da precedente, apresentava um quadrado de 35 pés, porém era um tanto irregular por causa da direcção diagonal da parede de leste. Admirava-se um mosaico mais bem conservado que os restantes.