Página:Noções elementares de archeologia.djvu/66

Wikisource, a biblioteca livre
32
ERA GALLO-ROMANA

CAPITULO II
 

Era gallo-romana

 

Entreapparece-nos um dos mais amplos horisontes da historia dos povos occidentaes na conquista do imperador romano Cesar. Nos Commentarios d’este grande general temos perfeita idéa do estado da Gallia na época da conquista; conhecem-se tanto os grandes factos que consumou, quanto se inferem as consequencias que d’elles advieram á civilisação.

Cesar encontrou a Gallia dividida em tres nações principaes: os Belgas, os Celtas e os Aquitanios.

O imperador Augusto, que pretendeu organisar o governo regular nos paizes conquistados, formou tres novas provincias d’essas tres regiões.

Segundo esta divisão, foram desannexados e encorporados na Aquitania 14 povos da Celtica; além de dois que passaram do Norte para a Belgica. Assim ficou modificado o territorio dos primitivos povos d’esta parte da Europa.

Vias de communicação

Começaremos a nossa revista dos monumentos da grande época romana, descrevendo as vias publicas ou as grandes estradas; tanto mais que foram as primeiras obras que o povo rei executou e de que nos deixou vestigios.

As cidades e as estancias eram accessiveis por meio de estradas solidas, ou calçadas. Nos intervallos que separavam estes estabelecimentos uns dos outros, é que principalmente se encontravam vestigios das vias romanas. Seguiam em geral linhas rectas, excepto quando obstaculos naturaes, como as montanhas, os barrancos profundos, as lagôas, se oppunham a isso, e prolongavam-se tanto quanto possivel nas planicies, afim de evitar os terrenos pantanosos.