Página:Noções elementares de archeologia.djvu/87

Wikisource, a biblioteca livre
NOÇÕES ELEMENTARES DE ARCHEOLOGIA
53

formada de três renques de arcadas sobrepostas, servia para o transito e o ultimo conduzia a agua á cidade, correndo na extensão de 41:000 metros. Indica a gravura da pagina anterior a sua construcção.

O numero dos aqueductos era extraordinario; não só se encontravam nas proximidades das grandes povoações, mas tambem das pequenas, e até junto das casas de campo de limitada apparencia.

Cloacas

As cloacas constituiam outra especie de aqueductos subterraneos para receber as aguas inuteis, ou para as aguas da chuva e immundicies.

Em Roma, estendiam-n’as por toda a cidade, e subdividiam-n’as em muitos ramaes que vinham desaguar no Tibre. O principal cano de despejo, com o qual os outros communicavam era chamado cloaca maxima. Tinha abobadas elevadas construidas com grande solidez, por debaixo das quaes se passava em barcos[1].

Praças publicas

O forum era geralmente uma praça onde se reuniam as assembléas do povo, onde se administrava a justiça e onde se tratavam os negocios publicos. Estava em certas partes rodeado de porticos, edificios e lojas.

Nas cidades de importancia secundaria, onde os porticos não eram repetidos como em Roma, achavam-se principalmente perto dos monumentos publicos, taes como os theatros, as thermas, os palacios, os templos, etc. etc.; collocavam muitas vezes os porticos do forum, por detraz da scena dos theatros, afim de que, conforme diz Vitruvio, quando inopinadamente chovesse durante o espectaculo, o povo pudesse abrigar-se ali.

A forma das praças, ou fora, era a do quadrilongo. Vi-

  1. Actualmente está entulhada até a nascença do arco da abobada.