Página:Noções elementares de archeologia.djvu/97

Wikisource, a biblioteca livre
NOÇÕES ELEMENTARES DE ARCHEOLOGIA
63

Havia tambem, por cima dos carceres, outros palanques, e era ahi, superior á entrada principal na torre collocada ao centro das cocheiras, que estava a tribuna reservada para o imperador ou para o magistrado que presidia aos jogos.

Figura 56: Tribuna de um circo

Entre os assentos dos espectadores e o espaço destinado para os jogos (area), havia, em alguns circos, um canal, de largura de 10 pés, cheio de agua (euripus), resguardado por engradamento do lado da area. Porém os circos não eram rodeados de tal fosso: ainda não se encontrou nenhum vestigio no de Caracalla em Roma, embora fosse um dos principaes, assim como em outros explorados depois.

O euripus não se abria nunca do lado dos carceres, para não interromper a entrada para o circo.

No centro da area dos circos levantavam uma parede de 4 pés de altura e 12 de largura, prolongando-se em quasi todo o comprimento do recinto. A esta construcção, que dividia o circo longitudinalmente, davam o nome de spina. O imperador Augusto foi o primeiro que fez levantar sobre a spina um obelisco dedicado ao Sol.

Havia também sobre a spina dos circos pequenos templos, altares, estatuas e sete bolas, ova, sustentadas em eixos, que serviam para indicar o numero de voltas executadas pelos