Página:O Bandido do Rio das Mortes.pdf/28

Wikisource, a biblioteca livre

- Não. Meu branco, vá sempre, para ajuntar gente do matto nós dois chegamos.

     D'ahi a momentos, a pequena tropilha se poz em movimento, e, depois de costear a ponta oriental do serrote, aquelle bando de homens tomou a esquerda, subindo por uma encosta bastante íngreme, mas muito

accessivel, em procura de palmito, emquanto Maurício, guiando-se mais pelo rumo, pelas vertentes e serros desse paiz que já conhecia, do que pelos mal abertos trilhos e confusas veredas que então existiam, se dirigia para Ouro Preto.

     Estas paragens eram, ainda inhospitos e incultos sertões onde apenas se divisavam, aqui e além disseminados, alguns começos de toscas povoações e alguns fracos vestígios da passagem dos inquietos e vagabundos exploradores, que as percorriam em procura de ouro e pedras preciosos.
     Já nesse tempo Antonio Dias e o padre Faria lançavam os fundamentos de Villa Rica nos bairros que até hoje conservam os nomes dos dous illustres paulistas e onde existem ainda as venerandas relíquias daquella epocha.
     Então o pequeno valle, que é hoje atravessado pela estrada que communica Ouro Preto com a Corte, era um recesso escuro e ignorado.


CAPITULO II Ouro Preto em 1709 O PADRE JOÃO DE FARIA FIALHO

     O bandido que havia partido do Itatiaya ás duas horas da tarde chegara a Ouro Preto ainda não era sol posto. Quando, havia oito annos, ahi estivera pela primeira vez, começavam apenas a desbastar o solo

Digitized by

Google