sombria. Mas então, por isso mesmo que caíra fraco, o vicio; longe de ser para elle, como para as organísações sadías, uma simples derivação accidental de goso na normalidade physiologica da sua vida, dominava-o inteiro, montava-o, torcia-o, fundia-lhe o cerebro, fazia-lhe crescer no sangue uma obsessão de fogo... e o pobre pederasta lá voltava logo á noite, poucas horas decorridas, a fechar n’uma segunda scena de erotismo a parenthesiação do seu desejo.
A plenitude de vida, a arrogancia genital, a evolução organica ao maximo, proprias dos 32 annos, mantinham no barão ainda fortes e dominantes as tendencias naturaes da virilidade. Elle tinha por emquanto junto do ephebo os mesmos appetites de penetração e de posse que o homem sente de ordinario para com a mulher. Todavia, em raros momentos de vertigem, ao contacto da sua carne com aquell’outra virilidade impetuosa e fresca, percorria-lhe os musculos, fugidío, breve, um movimento effeminado; faiscava-lhe no espirito uma pregustação de prazer que tivessse por base a passividade, o abandono; entrava de suppurar-lhe da vontade uma solicitação em escôrço de se entregar, de ser possuido, gosado, de ser femeado em summa. O que era, a um tempo, corollario do seu temperamento, e signal pathognomico do finalisar d’uma raça inutil, do agonisar d’uma familia que vinha assim desfazer-se, pôdre das ultimas aberrações e das ultimas baixezas, na pessôa do seu representante derradeiro.
Era como o inicio da formação d’um edema de natureza moral, purulento, molle, crescendo traiçoeiramente sem dôr e sem pruridos, abeberando-se farto e rapido na degradativa essencia