Página:O Engenhoso Fidalgo D. Quichote de La Mancha, v1 (1886).pdf/47

Wikisource, a biblioteca livre

atado a outra um rapazito nu da cinta para cima, e de seus quinze annos; era o que se lastimava, e não sem causa, porque o estava com uma correia acoitando um lavrador de estatura alentada, acompanhando cada açoite com uma reprehensão e conselho, dizendo:

— Bocca fechada, e olho vivo!

Ao que o rapaz respondia:

— Não tornarei mais, meu amo, pelas Chagas de Christo, ¡prometto não tornar! ¡prometto d’aqui em diante tomar mais sentido no gado!

Vendo D. Quichote aquillo, exclamava furioso:

— Descortez cavalleiro, mal parece haverdes-vos com quem vos não pode resistir; subi ao vosso cavallo, e tomae a vossa lança — (que arrumada á azinheira estava de feito uma); —— eu vos farei conhecer, que isso que estaes practicando é de covarde. O lavrador, que viu imminente aquella figura carregada de armas, brandindo-lhe a lança ao rosto, deu-se por morto, e com reverentes palavras lhe respondeu:

— Senhor cavalleiro, este rapaz que estou castigando é meu creado; serve-me de guardar um bando de ovelhas, que trago por estes contornos; mas é tão descuidado, que de dia a dia me falta uma; e, por eu castigar o seu descuido ou velhacaria, diz que o faço por forreta, para lhe não pagar por inteiro a soldada; por Deus, e em minha consciencia, que mente.

21 — Mente na minha presença, villão ruim? ! — disse D. Quichote — Voto ao sol que nos allumia, que estou, vae não vae, para atravessar-vos com esta lança; pagae-lhe logo sem mais replica; quando não, por Deus que nos governa, como n’este proprio instante dou cabo de vós; desata-o de repente.

O lavrador abaixou a cabeça, e sem dizer mais palavra desatou o ovelheiro. Perguntou-lhe D. Quichote quanto seu amo lhe devia; respondeu elle, que nove mezes, a razão de sete reales cada mez.

Fez D. Quichote a conta, e viu que sommava sessenta e tres reales, e disse ao lavrador que lh’os contasse logo logo, se não queria pagar com a vida. Respondeu o camponez, aterrado em tão estreito lance, que já lhe havia jurado (e não tinha ainda jurado coisa alguma) que não eram tantos, porque havia para abater tres pares de sapatos que lhe havia mercado, e mais um real de duas sangrias que lhe tinham dado estando enfermo.

— Tudo isso está muito bem; —respondeu D. Quichote, mas os sapatos e as sangrias fiquem em desconto dos açoites que sem culpa lhe déstes; por quanto, se elle rompeu o coiro dos sapatos que vós pagastes, vós rompestes-lhe o do seu corpo; e se o barbeiro lhe tirou sangue, estando doente, tambem vós lho tirastes estando elle são; portanto n’esse particular não ha mais que ver, estamos com as contas justas.

— Peor é, senhor cavalleiro, que não tenho aqui dinheiro comigo; acompanha-me tu a casa, André, que eu lá te pagarei de contado.

— ¿Eu ir com elle? — disse o rapaz outra vez — ¡Mau pezar viesse por mim! não