Página:O Gaucho (Volume I).djvu/24

Wikisource, a biblioteca livre

tinha bonita estampa. Vinha arreiado á gaúcha; as rédeas e o fiador mostravam guarnições de prata; eram do mesmo metal os bocaes dos estribos á picaria e o cabo do rebenque de guasca, preso ao punho da mão direita.

Na anca do animal enrolava-se o laço abotoado á cinxa: e do lado opposto os fieis das bolas retousadas de couro, que descansavão no lombilho de um e outro lado. Pela perna esquerda do cavalleiro descia a ponta da lança gaúcha, cuja haste presa á carona apoiava-se de revez no flanco do animal.

Quem não conhecesse os costumes da província do Rio Grande do Sul, supporia que esse cavalleiro ia naquella desfilada correr alguma rez no campo; ou fazer uma excursão á qualquer charqueada próxima. Mas as pessoas vaqueanas reconheceriam á primeira vista um viajante á escoteira.

Com effeito ao lado do gaúcho gallopavam relinchando três cavallos, qual delles mais lindo e garboso; porém nenhum tão valente e brioso como o murzello, que os distanciava a todos, apezar de montado; e não era animal que precisasse de ser advertido pelo roçar das chilenas.