Página:O Reino de Kiato.pdf/118

Wikisource, a biblioteca livre
O reino de Kiato
129

fazem nos suburbios da cidade. E’ uma Babel. Imagine você uma grande villa toda de tendas leves, para agasalhar cada uma cinco ou seis pessoas, e terá visto a edificação. São feitas de papelão comprimido, especialidade muito superior á que se usa nos Estados Unidos. Nós admiramos lá aquellas construcções pela resistencia. Aqui têm dobrado valor. Basta dizer que a maxima espessura do papelão é de dois millimetros.

As informações de Robert despertaram em Paterson o desejo de ver os commodos que se estavam preparando para hospedar metade da população do Reino. No dia seguinte, dirigiu-se ao lugar indicado, fóra de portas.

Paterson pensou ir a pé, porque ignorava que o primeiro serviço foi a construção de uma linha ferrea para o transporte de materiaes e, depois, dos hospedes nos dias da festa.

Em cada trem, um vagão para passageiros. Tomou o primeiro trem. Minutos depois estava na cidade em construcção. Muito antes de chegar, já lhe atroava os ouvidos um ruido surdo, cavo, que não era somente o do rolar do trem; era de um timbre mais alto, e ao mesmo tempo abafado como o de um trovão que muito longe ribombasse no espaço.

Apeou-se no centro das obras e teve immediatamente a noção precisa da monumental empreza. Em uma area de centenas de kilometros, espalhava-se um formigueiro humano. No ar vibravam sons de todas as alturas e timbres, desde o deslisar suave do pincel nas fachadas das tendas, até o grito estridente das limas nos dentes do serrote. Naquella amalgama de ruidos, não se percebia vóz humana. Os obreiros pareciam mudos. As ordens eram trans-