Página:O Reino de Kiato.pdf/12

Wikisource, a biblioteca livre
16
Rodolpho Theophilo

culos levavam-no affixado, dentro ou fóra, para que fosse visto por todos.

Um aeroplano fazia evoluções, atirando sobre New-York nuvens de prospectos. Um canhão automatico detonava de 15 em 15 minutos, vomitando milhares de annuncios pelos suburbios da capital, a alguns kilometros de distancia.

A nova do apparecimento do nevrozicida havia chegado a toda parte. A maioria não acreditou na panacéa, porém um sem numero achou possivel a descoberta. Eram estes os doentes que o remedio dizia curar, eram os nevroticos, em suas modalidades diversas, que viam surgir uma esperança e que, na sua desgraça de condemnados ao eterno soffrimento, não podiam deixar de acarinhal-a.

O successo do remedio excedeu a espectativa do dr. Paterson. Muitos doentes, altamente sugestionados por si proprios, curaram-se. Estas curas por auto suggestão foram o maior dos reclamos.

A filha de um archimilionario, paralytica e hysterica, caminhou e ficou sã, o que deu mais fama ao remedio.

Os habitantes da cidade foram-se convencendo pouco a pouco da efficacia do remedio, mesmo os que tinham condemnado a descoberta.

No fim de alguns mezes, Paterson estava millionario. Possuia uma somma dez vezes maior que a que havia gasto, porém queria ser mais do que Rockfeller. Os Estados Unidos não lhe podiam dar os milhões, que sua ambição desejava.

Exploraria a Europa. Iria a Londres, Paris, Berlim, Vienna, aos grandes centros do mundo, emfim.