Página:O Reino de Kiato.pdf/131

Wikisource, a biblioteca livre
142
Rodolpho Theophilo

da. No fim, a sua gota intimou-o a mudar de posição. Do joanete do pé direito, dores fulgurantes irradiavam-se pela perna acima, indo ao coração. Resistiu.

Ainda uma hora devia estar de pé, e já as pernas lhe tremiam, zumbiam-lhe os ouvidos, as palavras do Rei se afastavam, a vista tinha eclipses, que se amiudavam; a vertigem estava proxima. Teimou em ficar de pé. A vista não voltou, o rosto cobriu-se do suor frio da morte, foi arreando o corpo, até sentar-se.

Os visinhos olhavam-no e viram que era extrangeito, um degenerado, devastado pelo alcool e pela syphilis, que nem de pé podia estar por algumas horas, sem que cahisse como morto.

Paterson, passado o atordoamento, não se atreveu a levantar-se.

Concluiu-se a sessão ás cinco horas da tarde. A multidão sahiu como entrára, em ordem, em silencio. Não houve um encontrão, nem se ouviu um ruido forte. Apenas o rumor dos passos, que se fundia com o som suave da deslocação do ar.

A’ noite, conversando com Robert, contou-lhe Paterson o seu fracasso. As palavras do rei muito o haviam agradado; não perdeu uma só, até ficar atordoado. Pasmou ante o poder do apparelho, que reforçava a vóz á altura de ser ouvida até no fim do salão. Extranhou a falta da mulher em tão importante cerimonia.

Justificou-a Robert, dizendo que no lar era o seu lugar, que os deveres domesticos a prendiam á casa. Quando os maridos e hospedes voltassem da sessão, não seria melhor acharem a mesa posta, prompta a refeição? Assistiriam melhor á sessão lendo a mensagem, do que ouvin-