Página:O Reino de Kiato.pdf/42

Wikisource, a biblioteca livre
48
Rodolpho Theophilo

dias como axioma — «abrem-se escolas e fecham-se cadeias». Nada mais falso.

A guerra dos povos civilisados, os mais cultos, a ultima guerra, quasi mundial, provara o nenhum valor da cultura do espirito na perpetração dos crimes. A guerra que é sinão um assassinio collectivo?

Estava convencido de que não era a escola que fechava a penitenciaria. Quiz ver como ali se ensinava a ler, e entrou na primeira escola que encontrou.

Em um salão isolado, cercado de jardins, fartamente arejado e illuminado, uma mulher ainda nova leccionava a vinte creanças, numero maximo da matricula. Cada menino occupava uma carteira, construida pelos sãos preceitos da hygiene de accordo com a idade de cada qual.

Paterson pediu licença e entrou. A professora conheceu immediatamente que elle era estrangeiro. Com toda a gentileza, convidou-o a sentar ao lado della e continuou a lição a um pequerrucho de seis annos, que já lia e começava a contar. O menino exercitava-se contando umas espheras de borracha numeradas de um a cem. Tinha que contal-eas pondo-as em ordem numerica até formar uma centena. Depois, dividir a centena em dezenas.

Seguiram-se outros exercicios: leitura, escripta, operações arithmeticas nos quadros de ardozia.

O ensino era todo intuitivo. A professora levou a maior parte do tempo explicando, de giz na mão, ao lado da pedra.

A aula terminou, quatro horas depois de começada, com uma palestra da preceptora sobre hygiene do corpo, os deveres da creança e o respeito dos direitos dos outros. Desde a infancia, prégavam ao cidadão do Kiato aquellas