Página:O Reino de Kiato.pdf/80

Wikisource, a biblioteca livre
88
Rodolpho Theophilo

incendio não se tornaram inocuas; levavam o germen do mal: mais tarde, invadia Roma, contagiada pelo vicio em suas diversas etapas...

A organisação politica do Reino garantia a cada aggremiação autonomia e liberdade, obedecidas as leis basicas impostas pela Nação, que se resumiam nestes dois artigos:

«Cumpre o teu dever e respeita os direitos de teus semelhantes».

O kiatense, depois que entrou em convalescença, tomou na mais alta consideração a hygiene. As molestias que reinavam endemicamente foram supprimidas depois de observados os preceitos hygienicos. Uma d’ellas, das que maior numero de victimas fazia, era a «ankilostomiasi». Como o ankilostomo não havia de morrer, si os focos, o seu habitat, a sentina, a agua aseptica, haviam sido destruidos por completo?

No tempo da decadencia, em sua maioria atacada de miseria organica, não parecia a mesma aquella gente. Nada d’aquelle ar de vencida, cançada, estropeada; nada d’aquelles gemidos ao menor esforço, De uma agilidade pasmosa, caminhava agora leguas e leguas sem fadiga, o sangne parecendo espoucar-lhe pelos poros. Até os sevandijas, as pragas haviam sido exterminadas pelo rigoroso aceio.

A extincção dos parasitas do homem não admira tanto como a dos animaes. E’ verdade que a veterinaria chegara em Kiato á perfeição, como todos os ramos do conhecimento humano. Tão bôa a saude dos animaes quanto a dos homens.

Diversas epizootias grassavam, fazendo grandes es-