XIV
A Iára e a Cuca
A vida na floresta é governada por duas rainhas, a Iára e a Cuca. A Iára, que é a rainha das aguas, vive em guerra com a Cuca, que é a rainha da terra. Essa luta vem desde o começo do mundo e ha de durar enquanto durar o mundo. E explica o que você observa na natureza, essa vida de luta permanente na qual nenhum ser, por maior ou por menor que seja, jamais tem sossego. Todos os viventes, quer sejam animais ou plantas, tomam o partido da Iára ou o partido da Cuca, de modo que viver, aqui na floresta, é fazer a politica de uma ou de outra rainha.
Ha mais embustes e traições nesta mata do que na côrte de todos os reis da terra. Tudo está cheio de armadilhas. O perfume das flores, que parece coisa tão inocente, não passa de uma armadilha. A côr, o brilho dos insetos, a penugem das aves, a forma e os costumes dos animais, tudo é armadilha ou artimanha de uma das rainhas para fazer mal ás criaturas do partido contrario.
A Iára tem do seu lado as coisas que vocês homens chamam belas — as flores de perfume agradavel, os lindos insetos, os animais de movimentos elegantes como a onça, as plantas sem espinho, as abelhas.
— Já sei, interrompeu Pedrinho. A Iára é a rainha de todas as coisas boas.