Saltar para o conteúdo

Página:O cabelleira - historia pernambucana (1876).djvu/323

Wikisource, a biblioteca livre

governo ao Supremo-conselho-do-Recife; e a 11 dirigiu-se por terra á Parahyba a fim de embarcar para Hollanda.

Parece — diz Vasconcellos — que antes de deixar o paiz que engrandecêra com sua sabia administração, quiz ver aquella parte delle que ainda não conhecia.

Sahe de seu palacio, em Mauricéa, a cavallo e seguido de um cortejo numerosissimo; e atravessando o Recife vai pelo isthmo até Olinda, d'onde pelo longo da costa seguem até Itamaracá, e de lá até a Parahyba.

Por toda parte por onde passava, recebia inequivocos testemunhos de reconhecimento, e vivo pezar que causava a sua partida, de sorte que esta viagem lhe foi uma verdadeira marcha triumphal.

De todos os pontos os moradores corriam a seu encontro para lhe dizer o ultimo adeus. Suas exclamações eram acompanhadas dos sons dos instrumentos que tocavam o hymno hollandez Wilhelmus-van-Nassauven, emquanto os canhões dos fortes lhe enviavam de longe as derradeiras saudações militares.

O indio Jandovy, cacique dos tapuyas, e alliado dos hollandezes, enviou uma deputação na qual vinham todos os filhos seus, para rogar ao principe que, si ainda fosse possivel, espaçasse a sua partida.

Muitos negociantes considerados, e outros habitantes do paiz embarcaram-se com elle por considerarem a colonia perdida com a ausencia delle. »



Muito tinha eu ainda que dizer sobre passagens desta historia que só poderão ser bem entendidas com certos esclarecimentos e observações que, por assim dizer, as completam; mas esta carta já vai demasiado longa, e é preciso encurtar leitura. Espero ter muito breve occasião de conversar novamente comtigo, ouvindo-nos o publico, e então serão suppridas algumas faltas que ficam aqui por preencher.