Página:O choque das raças.pdf/106

Wikisource, a biblioteca livre
102
MONTEIRO LOBATO

a falta que faz elle á sua filha, á sua meiga companheira de estudos e de visões...

Miss Jane sacudiu a cabeça como a espantar idéas importunas. Depois esboçou o sorriso mais triste que inda vi. E com um suspiro murmurou :

— Paciencia. Ensinou-me meu pae o stoicismo, mas é bem difficil o stoicismo nos grandes momentos de dôr. Stoicismo é uma attitude...

Tres horas passei em companhia da desolada joven, e consegui afinal distrahir o seu espirito, contando-lhe o meu reapparecimento no escriptorio. Chegou a sorrir quando lhe desenhei a imagem hippopotamica do senhor Pato, todo a reluzir berloques de ouro massiço.

— Que felicidade ser como esse homem, agir como elle, formar de si proprio a idéa que fórma! commentou miss Jane. Ignora tudo mas não tem a sensação disso. Meu pae era o contrario. Levava ao extremo opposto o conceito da sua propria pequenez — e o senhor Ayrton sabe que si houve creatura no mundo mais que todas as outras, foi meu pae... Imagine si tomba nas mãos desse senhor Pato a machina de sondar o futuro !

— Applical-a-ia, em enriquecer-se como dez Cresos, pendurando no corpo tanta quinquilharia de ouro que, quando andasse na rua, havia de tilintar. E a pobre humanidade, assombrada, era bem capaz de metter-se de