Página:O choque das raças.pdf/124

Wikisource, a biblioteca livre
120
MONTEIRO LOBATO

Mas essas ondas foram diminuindo em virtude dos obstaculos oppostos e por fim cederam o logar ao machiavelico Drainage System. Em vez de entrada franca a quem quizesse vir localizar-se no paiz, organizou o governo americano em todas as nações do velho mundo um serviço de importação de valores humanos, consistente em attrahir para lá a fina flor eugenica das melhores raças européas. Já alliviada do seu ouro em favor da America, viu-se a Europa tambem alliviada da sua elite.

— Desnataram a pobre Europa! Só lhe deixaram ao velho mundo, o sôro...

— Isso mesmo. Dahi a qualificação de machiavelico dada ao Drainage System. Os mais perfeitos typos de belleza plastica, as mais fortes intelligencias, os mais puros valores moraes eram descobertos onde quer que florissem e seduzidos de modo a, mais cedo ou mais tarde, se localizarem na Chanaan americana. Por fim achou-se o paiz bastante povoado, e a mentalidade prohibicionista, assustada com o espectro do super-povoamento, supplantou a immigracionista. Fecharam-se todas as portas ao fluxo europeu e a nação passou a crescer vegetativamente apenas. Data d'ahi a inflacção do pigmento.

Até essa epoca a população negra representava um sexto da população total do paiz. A predominancia do branco era, pois, esmagadora e de molde a não arrastar o americano