Página:O choque das raças.pdf/125

Wikisource, a biblioteca livre
O CHOQUE
121

a ver no negro um perigo sério. Mas com o prohibicionismo coincidiu o surto das idéas eugenisticas de Francis Galton. As elites pensantes convenceram-se de que a restricção da natalidade se impunha por mil e uma razões, resumiveis no velho truismo da qualidade a primar sobre a quantidade. Deu-se, então, a ruptura da balança. Os brancos entraram a primar em qualidade, emquanto os negros persistiam no avultar em quantidade. Foi a maré montante do pigmento. Mais tarde, quando a eugenia venceu em toda a linha e creou-se o Ministerio da Selecção Artificial, o surto negro já era immenso.

— Ministerio da Selecção Artificial?

— Sim. O grande Ministerio, o verdadeiro factor da espantosa transformação soffrida pelo povo americano. O seu espirito creador, a coragem de enveredar por sendas novas, sem esperar que outros o fizessem primeiro, deu áquelle povo um enorme avanço sobre os demais.

Essas restricções melhoraram de maneira impressionante a qualidade do homem. O numero dos mal-formados no physico desceu a proporções minimas — sobretudo depois do resurgimento da sabia lei spartana.

— A que matava ao nascedouro as creanças defeituosas? exclamei arrepiado. Tiveram elles a coragem de fazer isso?