Página:O choque das raças.pdf/131

Wikisource, a biblioteca livre
O CHOQUE
127

tes de lusos e hespanhoes, encampavam, sem o saber, o velho antagonismo que sempre dividiu a peninsula iberica. Mas tantas ondas européas despejou cá a immigração, que o elemento inicial luso-hespanhol foi supplantado e não teve forças para perpetuar a ridicula rivalidade hereditaria.

— Mas por que dividiram o Brasil? perguntei ainda mal consolado. Era só povoar o norte da mesma maneira que o sul...

— Um paiz não é povoado como se quer, senhor Ayrton, ou como apraz aos idealistas. Um paiz povoa-se como pode. No nosso caso foi o clima que estabeleceu a separação. Dos europeus só os portuguezes se acclimavam na zona quente, onde, graças ás affinidades com o negro, continuaram o velho processo de mestiçamento, acabando por formar um povo de mentalidade incompativel com a do sul.

Mas voltemos á America do Norte. O nosso caso é o americano. Mais tarde revelarei ao senhor Ayrton o que se passou no Brasil e como surgiu a republica do Paraná. Estavamos na solução branca e direi que todos os brancos só queriam uma cousa : exportar, despejar os cem milhões de negros americanos no valle do Amazonas. Isso, entretanto, constituia uma empreza formidavel ou, melhor, impraticavel, não só em virtude de tremendas difficuldades materiaes como por ferir de facea Constituição Americana. O pacto funda-