Página:O choque das raças.pdf/132

Wikisource, a biblioteca livre
128
MONTEIRO LOBATO

mental do grande povo era profundamente sabio, tão sabio que conseguira elevar a antiga colonia ingleza á liderança universal e, pois, gosava de um respeito na verdade supersticioso. Essa carta impedia uma duplicidade de tratamento para cidadãos eguaes entre si perante a sua serena majestade de lei substantiva.

Já os negros se batiam por uma solução muito mais viavel e justa. Queriam a divisão do paiz em duas partes, o sul para os negros e o norte para os brancos. Allegavam que era a America tanto de uma raça como de outra, visto como sahira do esforço de ambas ; e já que não podiam gosar juntas da obra feita em commum, o razoavel seria dividir-se o territorio em dois pedaços. Mas como os brancos preferiam continuar no statu-quo a resolver o caso por esse processo, o problema racial permanecia de pé, cada vez mais ameaçador.

Dez annos antes começara a apparecer na scena americana um vulto de excepcional envergadura : Jim Roy, o negro de genio. Tinha a figura athletica do senegalez dos nossos tempos, apesar da modificação craneana soffrida por influenica do meio. Tal modificação o approximava do typo dos antigos pelle-vermelhas. Era esse aliás o typo predominante no paiz inteiro, e cada vez mais accentuado depois que a interrupção da corrente