Página:O choque das raças.pdf/138

Wikisource, a biblioteca livre
134
MONTEIRO LOBATO

jogo o prestigio politico do homem, batido pelo da mulher em todos os campos de actividade e a defender agora o seu ultimo reducto — a presidencia da republica. Até então nenhuma mulher conseguira alçar-se ao posto supremo, embora no pleito anterior miss Evelyn Astor houvesse perdido por uma minoria insignificante.

— Quem era essa bicha? Alguma chefa do partido feminino?

— Sim, uma chefa que insistia na sua candidatura, e agora com mais probabilidades de victoria, visto como era possivel que o grande leader negro se deixasse levar pela seducção dos seus argumentos.

Do outro lado o senhor Kerlog, presidente em exercicio e candidato á reeleição, só via possibilidade de exito si obtivesse o concurso de Jim, como succedera no pleito anterior.

As melhores estatisticas davam ao Partido Masculino 51 milhões de vozes, ao Partido Feminino 51 e meio e á Associação Negra, contados os votantes de ambos os sexos, 54 milhões. A proxima eleição dependeria pois exclusivamente da attitude do grande negro.

— Miss Evelyn Astor! Lindo nome. Já me estou sympathisando por essa creatura, que talvez esteja no meu proprio calcanhar. Havia de ser linda, não

— De facto, nessa creatura habilissima, rica de todos os dotes da intelligencia, da