Página:O choque das raças.pdf/139

Wikisource, a biblioteca livre
O CHOQUE
135

cultura e da machiavelica sagacidade feminina se juntava um elemento perturbador e novo no jogo politico presidencial: a sua rara belleza physica.

Embora, graças á victoria da eugenia, fosse regra a belleza e não mais excepção, como hoje, mesmo assim a formosura de miss Evelyn Astor se destacava de modo obsedante. Ninguem a defrontava sem sentir-se envolvido por uma aura de harmonia transfeita em força de dominação.

Em todos as epocas as mulheres dotadas de belleza sempre dominaram, atrás dos thronos como favoritas, na sociedade como cortezãs, no lar como boas deusas humanas, mas sempre por intermedio do homem — o despota, o amante, o marido, detentores em sua qualidade de machos de todas as prerogativas sociaes. No futuro a dominação da belleza feminina não se fará mais por intermedio do macho. E'ra da harmonia, a belleza se tornará uma força pura, como pura expressão que é da harmonia.

Nesse anno de 2228 já a mulher vencera o seu estagio de inferioridade politica e cultural, consequencia menos duma pretensa inferioridade de cerebro, como dizia miss Elvin...

— Miss Elvin ?

— Espere. Menos de uma pretensa inferioridade de cerebro do que de uma organização cerebral diversa da do homem, e portanto