Página:O choque das raças.pdf/141

Wikisource, a biblioteca livre
O CHOQUE
137

nos quando, do seio das ondas, acudiram ás praias em defesa das raptadas metades. Vinha dahi o caracter ondeante da mulher. "She was false as water", já o dissera Shakespeare.

— Que topete ! Pelo que vejo as mulheres do futuro não beneficiaram grandemente os miolos com o remedio da eugenia...

— O senhor Ayrton está um pouco passadista e corre muito depressa no Ford das suas conclusões, respondeu miss Jane com doce ironia. Nada ha mais fecundo do que a ventilação das idéas acceitas, do que o abalo violento em certas bases mentaes. Põe-nas á prova e revelam-lhes alguma racha ou lacuna, si as ha. Com o seu exagero, miss Gloria Elvin não resuscitou o sabino, mas quantas consequencias indirectas não brotaram da sua revolta !

— Retiro o topete, miss Jane; continue.

— Pois o homo supplantou o mammifero adverso e de posse da femea alheia veio, através das edades, tentando um equilibrio sexual impossivel. A falsa femea, o ser estranho ligado a elle por symbiose, sempre resistiu ao seu dominio, apesar de um processo de domesticação multi-millenar. Todas as formas de vida em commum, toda a serie de associação sexual existente na natureza fôra tentada sem successo. O harem musulmano, a polygamia, a monogamia, a bigamia, a polyandria, o hetairismo, nada produzia bons resultados, e