Página:O choque das raças.pdf/148

Wikisource, a biblioteca livre
144
MONTEIRO LOBATO

cia macha. A radiosa belleza da sabina mutans (assim classificava a zoologia de miss Elvín a ex-femea do homo-sapiens) irradiava um verdadeiro halo de fascinio. Creatura nenhuma, envolvida por essa aura, conseguia libertar-se dos seus amavios magnetizadores. Miss Astor, si falava, não era por necessidade de falar, porque convencia pela presença. Mas achava-se naquelle momento em face do unico representante da especie antagonista, talvez, immunizado contra a acção catalyzadora da belleza. Jim Roy valia pelo symbolo da força. A raça espezinhada confluira-se toda nelle, transformando-o num feixe de energias indomaveis. Em toda a sua vida publica jamais esse negro déra um só passo ou pronunciara uma só palavra que se não norteassem pela grande idéa que trazia imbutida no cerebro. Não era um individuo, Jim. Era a propria raça negra, por um milagre de compressão, posta inteira dentro de um homem.

Miss Astor o sentiu immediatamente. Percebeu que tinha deante de si uma força insubornavel e inseduzivel. E, comprehendendo o inutil dos volteios de onda em torno de rocha tão dura, abordou de frente o assumpto.

— "O choque das raças vae dar-se. Precipita-se. Será um conflicto tremendo — mas só no caso de estar no poder o homem branco, creador do odio ao negro. Tudo mudará se