Página:O choque das raças.pdf/149

Wikisource, a biblioteca livre
O CHOQUE
145

em vez desse implacavel inimigo commum estivermos nós.

Jim Roy franziu os sobrolhos.

— "Inimigo commum, sim, proseguiu miss Astor. Inimigo da raça negra e inimigo de nós "mulheres. Ambas somos suas escravas, mas si a escravização dos teus, Jim, data de seculos, a nossa data de millenios. Caso o poder supremo venha ter" ás nossas mãos, o choque se attenuará, porque saberemos ser conciliantes, e haverá enorme economia de soffrimento futuro, si operar-se sem demora a alliança politica do elvinismo com o elemento negro. Accresce uma circumstancia : são os negros conhecedores dos processos do macho branco e sabem muito bem o que delle podem esperar. Mas desconhecem os nossos processos e, dada a contradicção de idéas e sentimentos que hoje extrema as sabinas do gorilla evoluido, só teem que esperar vantagens da victoria elvinista.

E foi por ahi alem miss Astor. Mostrou-se palavrosa e abundante, visto que sentia falhar, ante a firmeza do grande leader, o prestigio da sua acção pela presença.

Ouviu-a Jim Roy com serena impassibilidade, sem que um sorriso ou ruga de apprehensão lhe quebrasse a calma das feições, e ao responder limitou-se a promessas ondeantes, fechado em formulas vagas e de duplo sentido.