Página:O choque das raças.pdf/157

Wikisource, a biblioteca livre
O CHOQUE
153

provas e manda-o ao revisor; este o revê e envia-o ao corrector; este faz as emendas e... e não se acaba mais ! E' uma cadeia de incontaveis élos, isto dentro das officinas, pois que o jornal na rua dá inicio á nova cadeia que desfecha no leitor — correio, agentes, entregadores, vendedores, o diabo.

— Já estive numa officina de jornal e sei o que é isso. Puro inferno....

— Toda esta complicação desappareceu. Cada collaborador do Remember radiava de sua casa, numa certa hora, o seu artigo, e immediatamente suas idéas surgiam impressas em caracteres luminosos na casa dos assignantes.

Não houve industria que, como a do jornal, não soffresse a influencia simplificadora do radio-transporte — e isso tirou ao viver quotidiano a sua velha feição de atropelo e tumulto.

Tornaram-se amaveis as ruas, limpas e muito mansas de trafego. Por ellas deslisavam ainda vehiculos, mas raros, como outróra nas velhas cidades provincianas de pouca vida commercial. Tomou gosto o homem no andar a pé e perdeu os seus habitos antigos de pressa. Verificou que a pressa é indice apenas de uma organização defeituosa e anti-natural. A natureza não creou a pressa. Tudo nella é socegado. Parece cousa muito evidente isto; no entanto foi a maior descoberta que fez o povo mais apressado do mundo...