Página:O choque das raças.pdf/159

Wikisource, a biblioteca livre
O CHOQUE
155

que a nossa civilização industrial se cifra em aperfeiçoar a roda e extrahir della todas as possibilidades. Daqui a seculos, quando for possivel ao homem uma ampla visão do seu panorama historico, todo este periodo que vem do albor da historia até nós, e ainda vae prolongar-se por muitas gerações; receberá o nome de Era da Roda. Mas de 2200 em deante começará o seu declinio e em 3000 e tantos estará passada. Num córte anatomico dessa epoca vi certo museu nos arredores de Pittsburg que muito me impressionou — o Museu da Roda. Dormiam nas vitrinas, como dormem hoje os machados de silex dos nossos avós, as modalidades infinitas de rodas sobre as quaes gyra a nossa civilização, desde o rodizio brutesco dos carros de boi até a minima engrenagem dos relogios de pulso. O radio matará a roda, concluiu miss Jane.

Puz-me a reflectir naquillo e a comparar a estreiteza do meu cerebro com a amplidão do cerebro da filha do professor Benson. Quantas rodas tinha elle mais que o meu! E como rodavam bem lubrificadas as rodinhas do cerebro de miss Jane, todas postas sobre mancaes de bilhas...

— De tudo quanto miss Jane acaba de dizer, concluo que a vida nos Estados Unidos passou a ser um céo aberto, commentei eu.

— Não vou até lá, contraveio ella. Havia uma pedra no sapato americano : o problema