Página:O choque das raças.pdf/171

Wikisource, a biblioteca livre
O CHOQUE
167

— Mas deixemos em paz a cidade do Amor, disse minha amiga fechando o delicioso parenthesis. Trepada a uma estatua fronteira ao Capitolio espera-nos a irrequieta miss Elvin com o seu discurso flammante, perfeitamente vieux jeu.

— "Eis, dizia ella apontando para o Capitolio, com ademanes dos nossos oradores mitingueiros, eis o symbolo da Bastilha masculina que será amanhã tomada de assalto ! E' a casa-mestra da força, a odiosa cabina das manivellas que dirigem tudo. Alli teem habitado os peores monstros da humanidade. Moraram alli Gengis-Khan, Cesar, Luiz 14, Frederico da Prussia, Pedro, o grande, Cromwell, todos os gorillas cesareos que através dos seculos veem trazendo preso ao seu carro de triumpho um ser de especie differente, arrancado ao companheiro natural por um gesto de violencia e rapina !"

E por ahi alem...

O presidente Kerlog ouviu pelo seu receptor de bolso a curiosa arenga e disse com muita philosophia ao ministro da Equidade:

— "Parece ridiculo tudo quanto ella diz, no entanto a historia mostra que nós homens temos sido arrastados por fabulas inda mais grosseiras.

— "Isso só prova, retrucou Berard Shaw, que miss Elvin está errada. Homens e mulheres somos positivamente da mesma especie...