Página:O choque das raças.pdf/172

Wikisource, a biblioteca livre
168
MONTEIRO LOBATO

E emquanto a passeata de miss Elvin barulhentamente proseguia nos seu percurso, voltaram os ministros á conferencia, retomando-lhe o fio no ponto em que a arenga da sabina os interrompera.

— "Dentro de 48 horas tudo estará resolvido, disse o presidente, e conto com a reeleição. Apesar de não haver obtido de Jim Roy promessa formal, estou absolutamente certo de que nos dará elle os votos negros. Deve neste momento estar apprehensivo, o pobre Jim, com o discurso de miss Elvin. Si nos trata ella, a nós brancos, de gorillas, que expressões reservará para os pretos de Jim?

— "Mas miss Astor tambem conta com os votos negros, disse o ministro da Selecção Artificial.

— "Engano. Miss Astor espera de Jim uma traição. Ora, traição para miss Astor significa não votar em seu nome. Logo, está convencida de que Jim Roy nos dará os votos negros.

— "E nesse caso derogaremos a lei șelectiva?

— "Sem duvida. O pigmento reclama contra o rigor excessivo da lei. Isso aliás pouco importa, porque antes dos máos effeitos da derogação já teremos solvido o problema. Os ultimos estudos technicos da expatriação para a Amazonia acham-se conclusos. Jim é habil e domina como despota a