Página:O choque das raças.pdf/21

Wikisource, a biblioteca livre
O CHOQUE
17

las vias asphaltadas. Adquiri, em summa, a mentalidade dos rodantes, passando a desprezar o pedestre como cousa vil e de somenos importancia na vida.

Por essa epoca um dos meus patrões encarregou-me de liquidar pessoalmente certo negocio com um freguez morador perto de Friburgo.

Muito facil me seria lá ir de trem, mas um rodante da minha marca sorria dos trens. Fui no meu auto, apesar das ruins informações que me deram do caminho. Metti boa reserva de gazolina e atirei-me, qual um doido, por estradas de tropa por onde, creio, nenhum automovel jamais se arriscara a passar. Numerosos contratempos soffri nessa minha viagem de Damasco, mas mesmo assim tudo acabaria sem novidade si a estrada infame não desembocasse de improviso numa optima, recem feita e tão bem conservada como a melhor das pistas de corrida. Mal me vi naquelle setimo céo de macadam, dei toda a força á machina e desforrei-me da lentidão de até alli com uma chispada a 60 por hora, o maximo que o meu fordzinho permittia.

A região que eu atravessava era de maravilhosa belleza. Serras azues ao longe, quaes muralhas de saphira a sopesarem um céo de cobalto. Dia de limpidez absoluta. Paizagem das que vibram de nitidez. Desaffeito aos formosos quadros da natureza, distrahi-me