Página:O choque das raças.pdf/214

Wikisource, a biblioteca livre
210
MONTEIRO LOBATO

Acima das leis politicas vejo a lei suprema da Raça. Acima da Constituição vejo o Sangue. O negro nos desafia. Cumpre-nos acceitar a luva e organizar a guerra.

Kerlog sorriu. Via o seu ministro expender as mesma razões que elle lançara contra Jim. A voz do Sangue, sempre...

A discussão foi breve. Tirante o ministro da Paz, todos apoiaram o ponto de vista do ministro da Equidade - e Kerlog encerrou a audiencia com estas palavras:

— "Possuimos uma delegação politica e com os poderes que ella nos outorga não podemos resolver um problema de sangue. Meu pensamento é que se convoque a convenção da raça branca. Como ha razões de estado, tambem ha razões de raça que nos cumpre ouvir e attender.

A idéa foi unanimemente approvada.

— O que admiro, commentei eu, é cisão e firmeza dessa gente da America futura. Si fosse entre nós, hoje, que barulheira, que discurseira de não acabar mais !

— Tem razão, senhor Ayrton. A uma creatura de hoje que assistisse aos acontecimentos do anno 2228 nos Estados Unidos, nada espantaria tanto como o alto self-control que o homem revelava. Nada de tumulto, de anarchia individualista, de violencias desnecessarias na linguagem ou nos actos. E' que os processos selectivos haviam banido