Página:O choque das raças.pdf/216

Wikisource, a biblioteca livre
212
MONTEIRO LOBATO

dos, embora fosse colossal o numero dos attingidos, já se revelou menor a resistencia e a lei venceu por esmagadora maioria.

Bastou um seculo de intelligente e systematica applicação dessas leis aureas para que se alçasse o povo americano a um gráo de elevação physica, mental e moral que nem o proprio Owen chegara a sonhar. Fecharam-se as prisões e com ellas os hospitaes, hospicios e asylos de toda a especie. E os sociologos da epoca entraram a assombrar-se da estupidez dos seus ancestraes...

— Nós...

— ...que passavam a vida luctando contra os productos do mal sem terem a idéa de supprimil-o pela suppressão da má semente.

Até a miseria, cancro julgado pelos velhos philosophos como contingencia humana, viu-se gradualmente extincta, á proporção que o progresso selectivo operava os seus logicos effeitos. Com ella desappareceram, automaticamente, a prostituição e as formas baixas do crime.

O direito de reproducção passou a ser regido pelo Codigo da Raça, o mais alto monumento da sabedoria humana. Só quem apresentasse a serie completa de requisitos que a Eugenia impunha - requisitos que assegurassem a perfeita qualidade dos productos, é que recebia do ministerio da Selecção Artificial o brevet de pae autorizado.